quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

vitral...


vitral-bordado, upload feito originalmente por bedeth.

Ganhei um livro de patchwork de minha mãe a uns anos atrás, este trabalho saiu das instruções de lá. No começo achei que tinha escolhido mal o tecido, pois ficou muito sem graça (ainda não tinha o bordado). Até que tive um aclarado dia de criatividade intensa e pondo lado a lado com as linhas o laranja me pareceu a cor ideal.

A idéia inicial era bordar o tecido marrom, mas em ponto de cruz, contando os pontos, o que me apetece muito fazer. Já bordei uma blusa assim. O que mais gosto nestes agulheiros é poder colocar as agulhas de espessuras semelhantes no mesmo gomo. Os pontos que escolhi são de fácil execução e grande efeito: Caseado, margarida e nó francês (que particularmente amo!).
O efeito visual me encantou tanto que o dependurei diante da mesa de trabalho para poder admirá-lo! E para quem não usa agulhas ainda fica muito bem como enfeite de porta!

E estou a pesquisar sobre tricot...

muito interessante para quem gosta de saber o porque de tudo, sobre uso das agulhas. E as sempre inspiradoras fotos da Rosa.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

origami tecido rosa


origami-tecido-rosa, upload feito originalmente por bedeth.

Das outras coisas que ando fazendo esta é uma delas. Dos tutoriais do superziper.

meias...



Ultimamente só tenho pensado nelas... tanto que procurei por aqui umas agulhas para fazê-las mas não encontrei, então, tchan! Por que não fazer minhas próprias agulhas!


Daí ...como estava com pressa pra por logo a mão na massa usei dois pares de agulhas que ganhei, antigas de madeira que eram de tricotar com duas. O tamanho era 2,5 e as parti no meio com um estilete, então apontei como se fazem com os lápis. Depois lixei a ponta para terminar de dar forma. Para ficarem mais escorregadias e lisas esfreguei parafina ( friccionando numa vela) e poli com um pano. Ufa! Ficaram buenachas! Até já me acostumei a tricotar com elas.


E para logo vão se formando as meias...




terça-feira, 16 de dezembro de 2008

hexágono






Este foi achado por minha mãe num refugo recolhido por aí. Me encantou desde o princípio suas cores e o ponto. Sou fascinada por jacquard, em qualquer tipo de tecido! Durante uns bons anos me limitei a apreciar este trabalho e imaginar quem o teria feito. Outro dia porém me inquietei e enquanto não fiz o meu primeiro hexágono, não sosseguei.



Usei todas as cores disponíveis e penso que ficou bem a contento. Agora estou a sonhar com algo maior feito de hexágonos....


Já tinha feito jacquard de crochêt a alguns anos nestas bolsas que ainda uso e aprecio bastante.



As miçangas de bambu também foram feitas por mim. As linhas da primeira são também frutos de refugo da empacotadora de açúcar e da antiga fábrica de tricots a máquina de alguém. Na segunda usei um fio marrom que já não me lembro o nome e miçangas de madeira também. Curioso que elas tem diferença de quase 6 anos de idade!