sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Pão de hoje...

Geralmente não uso receita, mas escrevi esta especialmente pra você Sandra Rosa!

 
Pão Caseiro Integral

Igredientes

2 ovos
1 tablete de fermento biológico
2 colheres de sopa de açúcar
2 copos de água
6 colheres de sopa de óleo, você pode misturar quaisquer óleos vegetais, eu uso azeite 2 colheres e óleo de soja 4 colheres.
Farinha de trigo, em média 5 xícaras, mas gosto de ter um quilo por perto.
Sementes, eu coloco a gosto mas dá cerca de 2 colheres de sopa de cada tipo, linhaça, chia, gergelim preto
Cereais, tbm a gosto, gérmen de trigo, farelo de trigo, mas pode por aveia e centeio, cevada...
Uvas passas pretas, cerca de 50 gr.
Castanha do pará, fatiada ou picada, usei 3 unidades fatiadas

Modo de preparo

Numa panela pequena ferva a água e coloque as sementes, principalmente a linhaça e a chia, deixe descansar e mexa de vez em quando. Enquanto isso numa bacia grande (porque tem de caber a massa toda que vc vai fazer, e melhor ainda se der pra amassar aí ) misture o tablete de fermento com o açúcar até que ele dissolva e fique líquido, acrescente então 4 colheres de farinha de trigo e as sementes hidratadas, que devem estar mornas. Misture e deixe fermentar por uns 5 min. Essa primeira fermentação é chamada de esponja.
Agora quebre os ovos e junte nessa massinha, junte também  os óleos, mexa bem pra homogeneizar. Acrescente os cereais e o restante das sementes, junte as uvas passas, e vá colocando farinha de trigo e mexendo até que a massa desgrude da bacia, faça uma bola. Unte  e enfarinhe a forma, eu uso forma de alumínio e gosto de passar fubá ao invés de farinha, porque fica uma casquinha mais crocante. Enrole a massa, é só ir dobrando as pontas pra baixo, e coloque na forma. Cubra com um pano e deixe descansar por uns 20 min, ou até que cresça um pouco.
Para assar eu uso forno elétrico, e não costumo pré aquece-lo, porque completo o tempo de fermentação no forno, enquanto ele aquece. Uso forno em 180°C por 30 a 35 min.

Pra ver como amassar assiste esse vídeo aqui ou este.
Good Cooking!

PS: Lembrei que este paninho de prato aí tá completando 15 anos! Viva o algodão!
      Esta receita funciona muito bem sem os ovos, pra vocês que são veganos, apenas acrescente um pouco mais de água e óleo (cerca de 2 colheres de cada), e siga o mesmo modo de preparo.